
4 características do público do rádio
O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais consumidos devido a facilidade de acesso e praticidade.
Segundo alguns estudos recentes, a população brasileira ouve em torno de 5 horas de rádio todos os dias, muitas vezes a procura de entretenimento e informação, afinal o rádio consegue fornecer uma grande variedade de campanhas, músicas, humor e até compartilhar histórias que tornam a comunicação prática e envolvente.
No ano de 2017, o rádio teve mais de 850 milhões em investimentos publicitários, alcançando 90% dos brasileiros, sendo um importante veículo para propagar empresas e campanhas!
Para entender um pouquinho deste veículo fantástico, separamos 4 características do público do rádio que mostram como este meio de comunicação é sem dúvida, uma ótima opção de investimento.
Gênero
O gênero é um ponto de discussão quando o assunto é veículo de comunicação e é provável que você já tenha escutado alguém dizer que a novela é para um público A e o jornal para o B. Já no rádio isso praticamente não existe, pois as programações não limitam ou determinam o acesso baseado no gênero do ouvinte, dado amparado pelas pesquisas que apontam faixas muito próximas entre os gêneros: mulheres (52%) e homens (48%).
O rádio, portanto, não tem uma classificação de gênero e atinge a população em massa.
Idade
O rádio atinge só pessoas mais velhas? Nem pensar!
A mesma pesquisa que mostrou a aproximação entre homens e mulheres que escutam o rádio, também apontou que o público de 15 a 19 anos está cada vez mais optando pelo rádio como forma de obter informação e passatempo. Afinal de contas no rádio você pode ouvir as músicas e ainda conhece novas opções de entretenimento.
O maior público do rádio está entre 35 a 49 anos, mas é possível dizer que o rádio não tem idade e conversa com todo mundo.
Identidade
Enquanto o público do rádio é bastante amplo, cada rádio tem quase uma identidade própria. A praticidade e abrangência desse veículo de comunicação traz uma característica importante dos ouvintes: não importa o que você gosta, provavelmente existe uma rádio com você se identifique.
Isso acontece porque o rádio é a voz da região, onde ao vivo em constante contato com o ouvinte, fornece companhia e te informa o que acontece por perto.
O rádio chega em muitos lugares do Brasil onde não tem sinal de TV ou internet, sendo nestas áreas o principal meio de informação e diversão.
Essa proximidade do rádio com seu ouvinte denota o rádio e sua identidade própria que acompanha seu ouvinte enquanto ele se diverte e se informa.
Rapidez
Outra característica é a rapidez com que a informação é enviada e absorvida através do rádio. Essa velocidade está de acordo com um público em constante movimento e não tem tempo para perder, ou seja, praticamente todo mundo. Sem falar na facilidade de poder ouvir as informações enquanto realiza outra atividade. 😉
O rádio permite a maleabilidade de conteúdo sem deixar que as coisas parem, como quando você precisa esperar um vídeo carregar ou acabar o comercial.
Conclusão
O rádio é incrível, mais ainda para o mercado publicitário que precisa escolher, medir, e entender cada peculiaridade das rádios, além de montar planos de mídia eficientes e completos para chegar onde deseja!
Parece complexo com um público tão amplo e tantas emissoras, né? Mas nós, da GEIP, atuando com foco no Paraná e Santa Catarina, podemos facilitar muito para você! Podemos te ajudar a ter mais resultados, conheça nossas soluções em comunicação para fortalecer as agências e negócios através deste fantástico veículo de comunicação.
0 comments on 4 características do público do rádio