Como estruturar uma defesa de mídia
Como estruturar uma defesa de mídia
Ao desenvolver uma campanha publicitária, todo o planejamento de mídia é essencial para o alcance ao público-alvo. O primeiro passo para uma boa defesa de mídia é a escolha de quais mídias serão utilizadas, podendo ser rádio, televisão, revista, mídia externa, internet, entre outros.
A escolha das mídias depende do briefing de mídia, onde consta todas as informações do cliente e qual o objetivo esperado, incluindo o posicionamento, os concorrentes, período de veiculação, etc.
Com as informações presentes no briefing de mídia, é possível traçar uma estratégia. Nessa etapa é preciso saber o objetivo da campanha, se é para alcançar um maior público, ter uma frequência maior de visualização ou ainda dar continuidade à uma campanha já realizada.
O segundo passo refere-se à localidade em que as campanhas serão veiculadas. A localidade interfere no alcance da campanha e quem irá atingir. O terceiro passo visa entender com mais profundidade o público da campanha, mapeando principalmente a classe social do público, idade, gênero e hábito de consumo.
Após a coleta dessas informações é preciso definir qual a verba da campanha. Essa etapa irá dar uma noção do alcance da campanha, a quantidade de inserções, quais os horários e programas veiculados.
O rádio é uma mídia tradicional, mas que ainda possui grande potencial. Apesar de ser a sexta mídia que recebe maior investimento, a grande maioria da população consome conteúdo desse meio, com 90% da população alcançada. A GEIP é uma empresa que facilita o relacionamento entre a empresa que quer realizar publicidade no rádio e as emissoras de rádio, facilitando esse contato e ainda gerando as melhores propostas, negociações e custo-benefício.


0 comments on Como estruturar uma defesa de mídia