Blog

Black Friday

Contexto histórico

Existem muitas estórias sobre o surgimento da “Black Friday” (Sexta Feira Negra), sendo a mais aceita a que ela começou na década de 60, na Filadélfia, nos Estados Unidos. O nome veio do apelido dado pelos policiais ao intenso movimento de carros no dia após o feriado de Ação de Graças. Nesta sexta-feira muitas lojas fazem grandes promoções. Enquanto os policiais achavam ruim, os lojistas adoravam, pois a data marcava o início das compras de natal e dava a chance das lojas saírem do vermelho.

A ideia se espalhou e foi para outros países. No México, foi apelidada de “El Buen Fin” (Bom fim de semana) e dura três dias. Já no Canadá é conhecida como “Boxing Day” e acontece um dia depois no natal.

No Brasil, a “Black Friday” chegou oficialmente em 2010, inicialmente adotada pelas lojas online. A data é hoje protagonista, sendo uma das principais no calendário varejista,  batendo recordes consecutivos de faturamento em e-commerces e lojas físicas.

Inicialmente, os eletrônicos eram os mais procurados, mas logo outros produtos como viagens, massagens, serviços de telefonia móvel, restaurantes e entretenimento (cinema e teatro) ganharam espaço, sendo possível encontrar de tudo em promoção, até mesmo na área educacional

Para o varejista, esta época exige bastante planejamento, uma vez que exige dos lojistas que apresentem uma oportunidade relevante e ainda assim atendam todos os clientes bem. Estrutura, estoque, estratégia de vendas, descontos, suporte e por aí vai. E depois de tudo pronto, como divulgar? Para isso, você pode contar diversos canais, mas fique atento, pois na hora de escolher o melhor, o segredo é pensar qual conversa com o seu público de forma mais eficiente.

Mídias sociais

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no Brasil, as mídias sociais se tornaram quase o porta voz das empresas. As interações rápidas permitem aos usuários darem feedbacks, tirarem dúvidas e se manterem atualizados sobre campanhas, promoções e informações, promovendo a construção de relacionamentos. Esta mídia também permite ações pagas direcionadas a públicos específicos, gerando interatividade e rápido alcance. No Brasil, as redes mais utilizadas são o Facebook, Youtube, Whatsapp, Facebook Messenger e Instagram.

Google Ads

O Google é o maior buscador online do mundo e você, obviamente, precisa estar nele! A ferramenta permite que você anuncie seus produtos/serviços de forma segmentada, alcançando pessoas certas no momento certo, permitindo a conquista de novos clientes. Outra vantagem é a forma de cobrança da ferramenta, que é um leilão de cliques. Você dá um lance e paga conforme as pessoas clicam no seu anúncio.

Rádio

A divulgação no rádio é bastante eficiente, conforme mostram os principais estudos do meio. Por se tratar de um canal de massa, ele  tem grande alcance e ótima segmentação, proporcionando a melhor relação entre custo e benefício. Neste meio você consegue divulgar suas campanhas publicitárias, atingindo seu consumidor com uma segmentação eficiente por gostos e regiões. Você pode ativar campanhas em horários e durações específicas, permitir a repetição da mensagem e manter um contato direto com o seu consumidor. Outro ponto importante é que o rádio tem um grande apelo emocional, uma vez que os ouvintes se sentem próximos dos radialistas, gerando credibilidade e ótimos resultados de comunicação. O rádio é ainda um meio bastante “camaleão”, pois consegue se adaptar às necessidades do anunciante de maneira altamente eficaz, nos mais variados formatos, seja através dos anúncios tradicionais, como com eventos e ações nas ruas, chegando ainda mais próximo do consumidor.

Fique ligado! Neste ano, no Brasil, a Black Friday é no dia 28 de novembro, por isso, é bom se apressar para escolher como divulgar suas promoções!

E lembre-se a GEIP é sempre a escolha certa para dar aquela agilidade e força nas campanhas de rádio, sem contar nos pacotes promocionais que preparamos, com valores de veiculação especiais para que você possa anunciar o seu produto ou serviço durante este período!  Bora começar?

0 comments on Black Friday