Blog

Desafios e Perspectivas do Rádio

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO MEIO RÁDIO Desde a segunda metade da década passada o Rádio foi colocado diante do maior desafio de sua história, desde sua implantação e popularização no Brasil, ocorrida no início dos anos 30 do século passado: como fazer frente a popularização das novas tecnologias e das novas mídias trazidas com o […]

Como estruturar uma defesa de mídia

Como estruturar uma defesa de mídia Ao desenvolver uma campanha publicitária, todo o planejamento de mídia é essencial para o alcance ao público-alvo. O primeiro passo para uma boa defesa de mídia é a escolha de quais mídias serão utilizadas, podendo ser rádio, televisão, revista, mídia externa, internet, entre outros. A escolha das mídias depende […]

O que eram as radionovelas?

O que eram as radionovelas?  Apesar da primeira transmissão de rádio ter ocorrido em 1922, a primeira radionovela brasileira só foi veiculada em julho de 1941 com o nome de “Em Busca da Felicidade”. A radionovela é um rádio drama voltado à ficção e ao romance. Os fatores que mais captavam a atenção do ouvinte […]

O meio rádio e sua identificação com o natal

Desde seu início, o Rádio sempre teve uma grande identificação com a festa do NATAL. O Rádio comercial no Estados Unidos foi inaugurado em 1920 e já em 1922 um dos primeiros anunciantes, vinha com uma campanha bastante ousada para a época: A Coca-cola havia criado há alguns anos, um “rosto novo”, para o Santa Klaus, nosso Papai Noel (aquele […]

Black Friday

Contexto histórico Existem muitas estórias sobre o surgimento da “Black Friday” (Sexta Feira Negra), sendo a mais aceita a que ela começou na década de 60, na Filadélfia, nos Estados Unidos. O nome veio do apelido dado pelos policiais ao intenso movimento de carros no dia após o feriado de Ação de Graças. Nesta sexta-feira […]

4 características do público do rádio

O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais consumidos devido a facilidade de acesso e praticidade. Segundo alguns estudos recentes, a população brasileira ouve em torno de 5 horas de rádio todos os dias, muitas vezes a procura de entretenimento e informação, afinal o rádio consegue fornecer uma grande variedade de campanhas, músicas, […]