Blog

Desafios e Perspectivas do Rádio

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO MEIO RÁDIO

Desde a segunda metade da década passada o Rádio foi colocado diante do maior desafio de sua história, desde sua implantação e popularização no Brasil, ocorrida no início dos anos 30 do século passado: como fazer frente a popularização das novas tecnologias e das novas mídias trazidas com o avanço da internet?

Tradicionalmente o Rádio, sempre “entregou” sua comunicação ao seu ouvinte, de forma linear e apenas através da “radiodifusão sonora”, que é a forma como as ondas de rádio chegam aos receptores.

Porém, com o advento da internet e dos novos formatos disponíveis com esta tecnologia, o Rádio teve que desenvolver novas linguagens e formas de entregar seu conteúdo, sob pena de perder relevância e também ver desabar sua audiência.

O desafio foi inicialmente encarado com certo pessimismo e alguns “futurólogos” da comunicação, pregaram inclusive que o Rádio iria morrer.

Mas rapidamente o Rádio foi encontrando formatos alternativos e linguagens inovadoras que em poucos anos acabaram por redefinir as programações das emissoras de Rádio do Brasil. As Rádios passaram a desenvolver uma comunicação hipermidiática, isto é, o conteúdo já não chega mais ou ouvinte somente pelas ondas de rádio, mas por todas as plataformas e aplicativos disponíveis pela internet.

Outra mudança substancial foi a maior segmentação em nichos específicos, como radionews, musical com divisão por gêneros e programações mistas que envolvem musical, entretenimento e informação.

Uma marca importante do Rádio na atualidade é a sua interatividade. A comunicação deixou de ser de mão única e o ouvinte participa de forma importante na programação das emissoras.

Um dado que comprova esta eficácia, é que o Rádio, ao contrário dos outros meios eletrônicos, tem mais ouvintes hoje do que tinha há 10 anos e este número tem crescido cada vez mais

Ao longo de sua história, o Rádio provou a sua capacidade de adaptação a novos tempos e novas tecnologias e sua condição de renovar-se nas adversidades.

Quanto ao futuro, é razoável dizer, que um meio de comunicação em vias de completar 100 anos, (a 1ª. Estação de Rádio foi inaugurada em 1920), sempre permanecendo atual, ainda dará muito o que falar!

 

0 comments on Desafios e Perspectivas do Rádio