Blog

A era da modernização do rádio

O rádio é considerado um meio de comunicação tradicional para grande parte da população. Com os diversos avanços tecnológicos, os meios de comunicação precisaram criar novas estratégias que acompanhassem os novos interesses e demandas da sociedade. O rádio não ficou de fora e, com isso, surgiu a necessidade de planejar novas ações para fidelizar e atrair cada vez mais a audiência dos seus ouvintes. Muitas pessoas acreditavam que a era digital poderia atrapalhar o desempenho das rádios. No entanto, o ambiente online trouxe novas oportunidades para esse meio. A presença das rádios na internet possibilitou a junção de diversas informações de naturezas distintas,como por exemplo, textos, vídeos, imagens e sons. Essas inovações podem gerar impactos sociais significativos, pois acabam influenciando no modo como os indivíduos consomem conteúdos, lidam com a tecnologia e transformam a linguagem. Além disso, o ambiente online permite criar uma maior interação e participação dos ouvintes com as programações estabelecidas.

Na pesquisa “Rádio Digital no Brasil – Mapeamento das condições técnicas das emissoras de rádio brasileiras e sua adaptabilidade ao padrão de transmissão digital sonora terrestre”, realizada entre 2009 e 2011 pelo Laboratório de Políticas de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), é possível analisar dados que comprovam os resultados positivos e significativos que a modernização e a participação na internet permitiu às emissoras de rádios. Os principais benefícios proporcionados pela entrada nessa nova plataforma estão relacionados com o aumento da divulgação de eventos da emissora (54%) e a maior possibilidade de aproximação e interação com os ouvintes (42%).

O Rádio Garden, por exemplo, trouxe novas significações para o mundo digital. Surgiu em 2016, através do contexto de uma exposição para o projeto de pesquisa internacional Transnational Radio Encounters, pelo Instituto Holandês de Som e Visão, alcançando mais de oito mil estações cadastradas. Dentro do Rádio Garden, os ouvintes conseguem sintonizar rádios ao vivo em qualquer lugar. A interface do site é tridimensional de geolocalização, onde se pode navegar a partir de uma representação do globo terrestre, com o acesso a diversas rádios espalhadas ao redor do mundo. É de extrema importância ressaltar que os avanços na tecnologia têm permitido novas interações e modificações na forma como a sociedade se comporta. De modo que, as empresas que não acompanham esse ritmo, acabam ficando para trás e caindo no esquecimento. Esses dados confirmam que o rádio ainda é um meio altamente eficaz e que soube acompanhar as novidades tecnológicas.

0 comments on A era da modernização do rádio