
A história das Telecomunicações
A história das telecomunicações pode ser caracterizada a partir do final do século XVIII, quando começaram a surgir os principais sistemas responsáveis pela transmissão de informações. Alguns acontecimentos podem ser considerados marcos históricos importantes na linha do tempo das telecomunicações, eventos que permitiram novas interações entre os indivíduos. Samuel Morse, em 1835, criou um aparelho elétrico que servia para enviar mensagens de longas distâncias através de um cabo, que ficou conhecido como telégrafo. Com isso, era possível a transmissão de informações através de um código que era composto por pontos e traços, correspondendo a sinais curtos e longos de forma alternada. No dia 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial das Telecomunicações, data que marca o conjunto de normas que foram criadas em 1865 para regulamentar o uso internacional do telégrafo. Anos depois, por volta de 1876, Alexander Graham Bell criou o telefone, que tinha o mesmo princípio do telégrafo, transmitir primeiro as ondas acústicas em oscilações elétricas, passando por um fio, para depois transformá-las em novas ondas sonoras, do outro lado da linha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em meados dos anos 1930, o engenheiro britânico Tommy Flowers projetou e construiu o Colossus, o primeiro computador eletrônico programável do mundo, para ajudar a solucionar mensagens alemãs criptografadas. Utilizou válvulas termiônicas que serviam como interruptores em circuitos eletrônicos. Com isso, possibilitou a chamada convergência digital, permitindo o encontro da informática com a telefonia. Anos depois, em plena Guerra Fria, a internet começou a ser pensada como um meio para proteger todos os dados da Defesa dos Estados Unidos de possíveis ataques. O Pentágono financiou diversos projetos de pesquisa nas universidades norte-americanas para o desenvolvimento de redes, que permitissem que bases de dado fossem interligadas em diferentes lugares do território dos EUA. Em meados dos anos 1970, surgem as criações de protocolos, que criaram uma linguagem comum entre as redes locais, que pode ser classificado como o surgimento da internet.
Além dessas invenções, podemos classificar o surgimento do telefone; a criação do meio rádio; a criação do primeiro telefone móvel, conhecido atualmente como celular; o acesso a internet e todas as outras tecnologias e inovações que surgiram depois como marcos históricos para as telecomunicações. É possível, também, analisar que cada época teve sua característica e seus valores sociais implementados nas criações tecnológicas. Com isso, a sociedade vem evoluindo cada vez mais, buscando novas alternativas para lidar com toda a abundância de informações que temos hoje e, principalmente, pensando em estratégias que solucionem os problemas do cotidiano das pessoas.
0 comments on A história das Telecomunicações