
O meio rádio e sua identificação com o natal
Desde seu início, o Rádio sempre teve uma grande identificação com a festa do NATAL.
O Rádio comercial no Estados Unidos foi inaugurado em 1920 e já em 1922 um dos primeiros anunciantes, vinha com uma campanha bastante ousada para a época: A Coca-cola havia criado há alguns anos, um “rosto novo”, para o Santa Klaus, nosso Papai Noel (aquele que conhecemos até hoje com o rosto redondo e vermelho) e neste mesmo ano sua campanha consistia de cartazes de ponto de venda e anúncios de jornal, com o “bom velhinho” segurando uma coca-cola com a frase: “thirst knows no season”, ou seja “sede não conhece estação” e justamente este foi o texto para locução de Rádio: “Coca-cola, thrist Knows no season” (na época ainda não existiam spots nem vinhetas ou jingles). Lembrando que a campanha foi lançada na semana do thanksgiving (dia de ação de graças), isto é, já quase no inverno e incentivava o consumo do refrigerante, até então mais ligado as estações menos frias do ano. A campanha foi um enorme sucesso e o Rádio ganhou repercussão, principalmente por neste mesmo ano, ter transmitido com “enorme rapidez” a cobertura das eleições americanas.
No Brasil, a primeira Rádio comercial foi inaugurada em 1923, por Roquete Pinto, a então Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
Já na década de 40 e 50 o Rádio brasileiro, também mostrava sua identificação com o Natal. O principal exemplo foi o Rádio Teatro de Natal da Rádio Nacional, que na época tinha várias afiliadas por todo o pais. Os episódios tinham 55 minutos de duração, apresentados, nas noites de 6ª.-feira de dezembro, escritos por ninguém menos que Dias Gomes.
Nos dias atuais, o Rádio no Brasil, continua mantendo um grande envolvimento com o Natal, não apenas no lado comercial, como também nas ações sociais que boa parte das emissoras realiza, junto com associações locais, levando a alegria do Natal aos mais carentes.
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